Autor: Ivanildo Oliveira.
Revisão: Igson Mendes da Silva
Estarei repassando de forma dinâmica
(Perguntas e Respostas) uma síntese a respeito da obra de Santiago Judermans
que nos mostra a respeito do tema proposto de modo simples e objetivo,
contribuindo em alguns momentos oportunos para o melhor entendimento do leitor
de maneira que, cada um possa tomar tais conhecimentos para si e posteriormente
ao seu exercícios também multiplica-los.
O que é
Ascética?
É a ciência da vida espiritual que
ensina a chegar ao pleno desenvolvimento da vida espiritual, é a ciência que
trata da vida cristã. É eminentemente a prática que ensina o exercício e a
prática das virtudes.
O que é Vida
Espiritual?
Significa vida sobrenatural, distinta
da vida natural e superior a ela. É infundida na alma pelo Batismo.
Desta forma o batismo também ganha o
âmbito de renascimento, ou seja, infundi no ser humano uma participação na vida
divina da Trindade.
Não basta a
vida natural?
Para santifica-se e, consequentemente, salvar-se não basta a
vida natural, porque a salvação e santificação são obras superiores às forças
naturais dos homens. A vida sobrenatural é chamada de vida da graça, alcança o
completo e o definitivo desenvolvimento na glória do céu.
Fazendo uma analogia podemos dizer que a vida da graça tem
para salvação eterna a mesma função das sementes para as plantas.
Que é Graça
Santificante?
É um dom sobrenatural e gratuito que o
Espírito Santo Infunde nas Almas, para fazer-nos justos e santos, filhos de
Deus e herdeiros da glória celeste. É um dom divino que compenetra e santifica
a alma, apagando a mancha do pecado e comunicando uma dignidade sobre-humana.
Como se
reconhece a vida da Graça na Alma?
Por meio das virtudes infusas, especialmente a fé, a
esperança e a caridade. A graça santificante eleva as virtudes naturais,
fazendo que se tornem sobrenaturais e meritórias para vida eterna.
Em que consiste
a Perfeição Cristã?
Consiste no pleno desenvolvimento da
vida espiritual, isto é no desenvolvimento das virtudes infusas, e em sua
prática constante e fervorosa.
Por que devemos
buscar a Perfeição?
Pela grandeza e beleza desta missão, que é a maior e mais
excelsa de todas que o homem pode realizar; Também por causa da consoladora
segurança da salvação; E principalmente por causa do amor a Deus.
Quais os
principais meios de Perfeição?
Segundo os grandes mestres espirituais:
vontade e decisão, direção espiritual, oração, meditação, leitura espiritual,
exercício da presença de Deus, exame de consciência, frequência dos
sacramentos.
Quais são os
graus de Perfeição?
Santo Tomás de Aquino compara a vida
espiritual com na vida natural, como na vida natural há três idades: infância
juventude e maturidade, assim também há três idades na vida espiritual: via
purgativa, via iluminativa e via unitiva.
No primeiro Grau, via Purgativa, a alma
ainda se encontra dividida entre Deus e os falsos atrativos; as paixões são
vivas e impetuosas; a prática da virtude é penosa. A principal tarefa neste
estágio é remover os obstáculos da caridade, que são as paixões desordenadas.
Mortificando as paixões, se purifica o coração.
No segundo grau, via iluminativa, as
paixões já estão mais acalmadas e submetidas ao império da razão, as virtudes
são praticadas com mais facilidade, o perigo de cair em pecado mortal é menor e
mesmo o pecado venial é evitado com mais frequência. A alma se encontra mais
iluminada a respeito de Deus e dos deveres cristãos.
No terceiro graus, via unitiva, é o
estágio dos perfeitos, as paixões estão dominadas deixando de ser obstáculo
para prática da caridade. Praticam-se as virtudes todas com facilidade notável.
Os pecados são evitados e busca-se eliminar-se as menores imperfeições. A união
com Deus se torna cada vez mais intensa e contínua.
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