segunda-feira, 9 de junho de 2014

A pedagogia divina e o coração jovem.


Por Daniel Alves de Araújo.

Quando era mais jovem e idiota (digo "mais" pois ainda sou ambas as coisas; porém mais a segunda que a primeira) queria mudar o mundo, não escondia isso de ninguém e me achava muito bacana, até me envaidecia um pouco por isso. Ignorava completamente o fato de desconhecer qualquer caminho para tal empreitada, e ignorava mais ainda que isso implicaria mudança em MIM.

Deus concedeu a grande graça de mesmo tão arrogante e burro nunca meter os pés pelas mãos e ser o tipo de idiota que busca um mundo melhor, na prática constrói um pior e no processo destrói o mundo que tem. Agradeço a Ele por me privar desse mal pelo menos.

Mas com o tempo Ele que é o melhor dos professores mesmo para o pior dos alunos me ensinou algumas lições: não posso fazer um mundo melhor. Não tenho poder nem pra dizer o que jantarei hoje a noite. Não tenho poder sobre a realidade ao meu redor (que bom pra ela!). Como poderia fazer um mundo melhor?

Mas Ele me ensinou que tenho poder sobre minhas escolhas, meus atos. Posso ser um homem melhor.

Muito gentilmente Ele me humilhou, sabendo que precisaria de humildade nessa empreitada - ser um homem melhor. Humildade para buscar Verdade, seja ela cômoda para mim, seja ela contra o que eu desejo. Hoje estou aprendendo que querer "mudar o mundo" é divertido e dá uma satisfação e vaidade pessoal - é daora se ver como um herói. E fácil, visto que é um objetivo inalcansável então ninguém te julgará pelo seu fracasso.

Difícil, e nada cômodo, é conhecer o certo e o errado, se ver muito longe do primeiro e correr, lutar, se sacrificar para chegar perto dele. Dificil é ser melhor, ser um homem melhor. Acho que por isso sou bem mais rabugento e bem menos simpático do que era uns anos atrás.

Mas assim, me realizo existencialmente. Os homens e mulheres verdadeiramente FELIZES eram felizes poque eram exatamente quem deveriam ser. E o ser melhor que eu tanto almejo é ser aquele que nasci para ser. Cumprir o sentido de minha vida. Ser feliz.

Os heróis audaciosos que cumpriram isso foram felizes na pobreza, na perseguição, na humilhação e na dor. Que felicidade era essa que nada podia roubar? É isso que eu quero. Mesmo estando tão longe dela.

A parte irônica nisso é que se alguém fez desse caos que é o mundo MENOS pior foram eles, aqueles que nunca quiseram "mudar o mundo", mas mudaram a si mesmos.

Senhor, tu que és o melhor dos professores, me guie nesse caminho cujo jamais conseguirei trilhar sozinho! Tenha paciência com minha imensa burrice e teimosia! E dai-me a graça de abrir mão de tudo: fama, conforto, dinheiro, ego, apegos, tudo o que me afaste disso! Tudo o que me afaste da Verdade, que é você mesmo. Que eu seja aquilo que nasci para ser.


Aquele que o Senhor quer que eu seja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário