domingo, 7 de setembro de 2014

Como treinar seu dragão … 1 e 2


Por André Brandalise

Ser der asas ao homem, o mundo se tornará pequeno.

A DreamWorks trouxe ao cinema duas belíssimas produções baseadas nos livros infanto-juvenis criados pela escritora Cressida Cowell, que contam as estórias de Soluço e seu povo, incluindo os dragões. Os filmes, ainda que tenham mudado bastante coisa, se comparados aos livros, conquistaram vários fãs de diversas idades.

São filmes para serem vistos em família, entre amigos, no grupo de oração ou de jovens, e até mesmo na catequese.

COMO TREINAR SER DRAGÃO

Sinopse: Soluço é um viking adolescente que não combina muito bem com a longa tradição de sua tribo de heroicos matadores de dragões. Seu mundo vira de cabeça para baixo quando ele encontra Banguela, um dragão que desafia tanto ele quanto seus amigos a encararem o mundo a partir de outro ponto de vista.

O primeiro filme nos mostra que, mesmo tendo um grande inimigo, mais forte e poderoso, podemos buscar uma nova forma de convivência em vez da batalha, que tanto o Papa Francisco tem insistido: a cultura do encontro. Na Exortação Apostólica Evangelii Gaudium o Papa nos coloca uma missão:

67. (…) Enquanto no mundo, especialmente em alguns países, se reacendem várias formas de guerras e conflitos, nós, cristãos, insistimos na proposta de reconhecer o outro, de curar as feridas, de construir pontes, de estreitar laços e de nos ajudarmos “a carregar as cargas uns dos outros” (Gl 6,2).


Não podemos nos limitar aos nossos medos, e antes de realmente entrar em uma batalha, devemos oferecer a outra face e buscar uma solução amigável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário