sábado, 9 de agosto de 2014

Os Guardiões da Galáxia


Por André Brandalise

Então aqui estamos: um ladrão, dois bandidos, uma assassina e um louco. Mas não vamos ficar esperando o mal apagar a galáxia. Eu acho que nós estamos presos juntos, parceiros. (Peter Quill … ou Star-Lord)

Qualquer pessoa que ver o trailer deste filme logo vai imaginar que o Projeções de Fé vai indicar assistir como “just for fun” (apenas por diversão), mas estaria um pouco equivocada. Apesar de ser o filme mais divertido já produzido pela Marvel Studios, não há como deixar de ver lições atuais para o homem.

Sinopse: Peter Quill (Chris Pratt) rouba uma esfera desejada pelo vilão Ronan. Devido ao furto, passa a ser procurado por vários caçadores de recompensas. Na tentativa de escapar, une-se a quatro personagens: Groot, uma árvore humanóide (dublada por Vin Diesel), Gamora (Zoe Saldana), o texugo Rocket Racoon (com voz de Bradley Cooper) e Drax, o Destruidor (Dave Bautista). O personagem principal descobre que a esfera roubada possui um poder capaz de transformar o universo e passa a proteger o objeto para salvar o futuro. O longa é baseado nas HQs da Marvel.

Os cinco principais personagens apresentam, de forma geral, problemas durante a sua vida que os fizeram tomar a decisão de seguir o caminho da marginalidade, movidos por raiva, vingança, ódio ou apenas comodismo. Cada ação egoísta ou violenta é fruto desta decisão.

Durante o filme vemos que cada um é colocado à frente de si mesmo, em que passa a se questionar qual a atitude que tomará diante dos grandes problemas que aparecem em sua frente: escondo-me e tento me proteger, ou enfrento e tento ajudar os outros?

Para quem sempre teve uma visão egoísta e sem se importar com os demais, esta encruzilhada poderá ser uma grande mudança de vida. O Papa Francisco, quando esteve no Brasil, por ocasião da Jornada Mundial da Juventude em 2013, disse:

“A realidade pode mudar, o homem pode mudar. Procurem ser vocês os primeiros a praticar o bem, a não se acostumarem ao mal, mas a vencê-lo”.

No filme, os personagens passam por esta encruzilhada e tomam uma decisão, mudando as realidades e a vida deles, e nós podemos fazer o mesmo todo dia, pois a cada momento somos provados, de alguma maneira.

Você poderá assistir o filme apenas como diversão, e não estaria errado por isso, afinal, trata-se do filme mais divertido já lançado pela Marvel Studios até hoje. Todos os detalhes do filme foram muito bem pensados, trabalhados de forma a cativar seu público. Desde o início você vai conhecendo e se importando com os personagens, com suas dores e alegrias, e acaba rindo muito com as piadas (várias, diga-se de passagem) lançadas no decorrer das cenas, mesmo quando entrelaçadas com cenas de ação (que também são muitas).


E também poderá colocar um tempero e pensar nas suas decisões diante das encruzilhadas da sua vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário