quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Estigmatizado no século XX.


Por Lizandra Danielle.

“Associo-te à minha Paixão”
Padre Pio

Francesco Forgione mais conhecido como Padre Pio de Pietrelcina, nasceu no dia 25 de maio em 1887, em Pietrelcina. Desde criança foi um bom religioso, era um grande devoto de Maria Santíssima e de Jesus Cristo. Tão grande devoção lhe trouxe a intimidade para conversar com Nossa Senhora e com seu anjo da guarda, inclusive para Francesco era tão natural conversar com ambos (Maria Santíssima e o Anjo da guarda) que ficou assustadíssimo quando soube, tempos depois, que as outras pessoas não viam e nem conversavam com eles. Quando entrou no noviciado com 15 anos em Morcone, adotou o nome de frei Pio. No dia 10 de agosto de 1910 foi ordenado padre em Duomo de Benevento.

Padre Pio adquiriu grande veneração popular pelos seus supostos milagres de cura. Veneração repudiada por ele. Curou muitas pessoas pedindo para si as doenças. Muitos desses milagres, não são seguros ou até mesmo inexistentes. Não há nenhum parecer médico, sendo assim difícil chegar a alguma conclusão, por isso a questão permanece aberta.

Ele dedicou toda a sua vida ao Ministério da Confissão, buscava redimir todos os pecadores e protegê-los das artimanhas do demônio, quem lhe odiava e torturava até mesmo fisicamente. Permanecia a maior parte do tempo no confessionário e não se alimentava direito. Habitualmente não comia pela manhã, almoçava frugalmente e fazia longos. Um relato muito interessante contado pelos companheiros do convento: houve uma época em que Padre Pio permaneceu 40 dias em jejum, sustentado apenas pela Eucaristia que tomava todos os dias. Trata-se de um relato crível, porém não há nenhuma confirmação oficial.

Fisionomia


A fisionomia de Padre Pio foi descrita pelo inquisidor Dom Rafaello Carlos Rossi. Segundo ele, Padre Pio possuía uma cor pálida, com aspecto enfermo e sofredor, porte flácido, os olhos castanhos possuíam um olhar vivo, doce e, por vezes vago, mas sempre com uma expressão de bondade e de sinceridade. Seus companheiros do convento lhe apresentaram como um homem muito agradável, extrovertido, sereno e brincalhão, característica confirmada por Dom Rossi, quem lhe fez uma visita apostólica, para investigar todos os acontecimentos que serão narrados a seguir.

Era 20 de setembro de 1918, em uma manhã igual a qualquer outra, Padre Pio estava no coro fazendo a ação de graças, logo depois de ter celebrado a Santa Missa, quando de repente apoderou-se dele um grande tremor seguido de uma grande calmaria, à sua frente lhe apareceu a imagem de Nosso Senhor em atitude de quem está numa cruz, mas a cruz era imperceptível. Jesus crucificado se lamenta pela ingratidão das pessoas, especialmente das consagradas a Ele e por Ele mais favorecidas. Padre Pio percebia que Ele sofria amargamente e que desejava associar almas á sua Paixão. Então ele recebe um convite inesperado e desafiador do próprio Deus, para que compenetre das suas dores, a meditá-las e ao mesmo tempo ocupar-se da salvação dos irmãos, missão que o próprio padre sempre desejou. Sentindo compaixão pelas dores do Senhor, perguntou-lhe o que podia fazer, e o Crucificado lhe dirigiu essas palavras: “Associo-te à minha Paixão”. Depois disso a visão desapareceu, Padre Pio caiu em si e viu os sinais da Paixão em seu próprio corpo, no qual gotejavam sangue.

Esse acontecimento extraordinário e chocante foi relatado pelo próprio Padre Pio ao inquisidor Dom Rossi: o momento em que ele passou a fazer parte do sacrifício de Cristo.

A admiração e a fama de santidade que ele já tinha na região só aumentaram em decorrência de tal fato.

A partir daí, muitos médicos, professores e cientistas se interessaram pelo caso de Padre Pio.

No início dos estigmas, as dores apareciam na quinta à noite e desapareciam no sábado de manhã, exatamente no mesmo período em que Jesus morreu na cruz. Mas tempos depois, as dores passaram a ser contínuas.

Quando Padre Pio celebrava a Santa Missa, seus estigmas sangravam e para não pingar sangue no altar, ele usava meias-luvas de lã nas mãos. Nos interrogatórios feitos pelo inquisidor, Padre Pio afirma que sente dores continuamente, sente as mãos adormecidas com dores agudas no centro e internamente, dores que em alguns momentos chegavam a ser insuportáveis,  tanto nas palmas quanto nas costas das mãos. Eram feridas que não apresentavam inflamação, não supuravam e nem se curavam.

Aspecto dos estigmas

Os estigmas das mãos não eram idênticos, cada um possuía uma característica única. A mão direita apresentava uma mancha circular com aproximadamente 5 cm de diâmetro. A mão esquerda era uma mancha de aproximadamente 2 cm. Não havia nas mãos nenhuma lesão que explicasse o sangue, ou seja, não havia nem um corte, nem um arranhão. Nada. A conclusão é de que o sangue afluía por “transudação”. Os estigmas dos pés eram semelhantes à dois botões. Mas eram bem diferentes dos estigmas das mãos. Em algumas épocas quase desapareciam, mas reapareciam. Tinham o aspecto de feridas, sem a presença de sangue e possuíam cor esbranquiçada.

O próprio Padre Pio relatou que a maioria dos exames feitos por vários médicos, possui descrições diferentes, pelo fato de que os estigmas nunca permanecem em um mesmo formato ou intensidade.

Por fim, o estigma do peito, o mais problemático, porque sempre assumia formas diferentes a cada vez que era observado.

Em maio de 1919 o doutor Romanelli examinou os estigmas do peito de Padre Pio e observou que era uma ferida lacerada com a aparência de um corte de7 cm de comprimento que acompanhava a direção de uma costela.

Em julho de 1919, dois meses depois do primeiro exame, o professor Bignami observou que a chaga do peito tinha mudado para uma figura semelhante a uma cruz, uma ferida sem aprofundamento.

O Padre Paolino de Casacalenda relata que a chaga tem a forma de um X, e é profunda.

Em 1025, o doutor Festa examina a chaga do peito e relata que é possui uma forma de cruz e que misteriosamente emite pequenas radiações luminosas nas bordas.

Já Dom Rossi descreve a chaga do peito, de uma forma totalmente diferente das outras: diz que quando ele observou o peito de Padre Pio, tinha uma mancha triangular acompanhada de outras 6 pequenas manchinhas e acima, mais uma mancha maior, finalizando em 8 marcas.

Mas será mesmo verdade? Poderia ser uma fraude?

Ao ler todas essas afirmações, você pode ter pensado em algumas hipóteses de fraude dos estigmas, como por exemplo, a hipótese de uma autoestigmatização, por uma sugestão ou aplicação voluntária de meios artificiais.

Algumas pessoas acusaram Padre Pio de uso de produtos químicos para abrir feridas nos locais das chagas de Jesus, pelo fato de que ácido fênico puro foi requisitado pelo padre, para a desinfecção de seringas e injeções. Outro produto suspeito foi a veratrina, produto que foi utilizado por um confrade no convento, para fazer uma brincadeira com seus companheiros, colocou o pó em um tabaco e ofereceu aos colegas. Era um veneno desconhecido para Padre Pio e para repetir a brincadeira no recreio e rir-se de alguns confrades, ele solicitou 4 gramas do pó.

Alem desses dois produtos, o estigmatizado também usava alguns medicamentos para supostamente desinfetar as feridas e estancas os sangramentos. A tintura de iodo usada para esterilizar as chagas, poderia dar origem ao ácido iodídrico, conservando mais os estigmas. Foram coletados vários depoimentos dos jurados. Alguns disseram que o padre usava a tintura de iodo não para esterilizar, pois seria estranho esterilizar algo que ele dizia ser miraculoso, mas sim para estancar o sangue que quase sempre estava jorrando.

Também usava vaselina e glicerolato de amido, indicação de várias pessoas, para quando as chagas formassem crostas.

Algum tempo depois um médico o proibiu de usar a tintura do iodo para evitar uma irritação maior nos tecidos cutâneos. A partir daí, Padre Pio interrompeu o uso de qualquer tipo de medicamento nas chagas e mesmo assim depois de anos, as feridas continuaram intactas. Excluindo então a hipótese de autoestigmatizaçao.

Outra hipótese é que poderia ser uma autosugestão, de causa psicológica.

Será mesmo que alguém aguentaria permanecer em um estado do sofrimento contínuo por dor, durante anos? Alimentando o psicológico durante quase a metade da vida, para sentir o mesmo que Jesus sentiu na cruz? Não poderia ser possível. Além do que, Padre Pio nunca apresentou nenhum quadro clínico de doenças nervosas, histeria ou algo do tipo.

Mas, os estigmas poderiam ser de origem diabólica?

Padre Pio sempre foi um exemplo de pessoa, de cristão católico e de padre. Por mais que o demônio o combata até mesmo fisicamente - possivelmente pela sua grande santidade reconhecida pelo inimigo – as virtudes e a piedade do padre não permitem que o demônio tenha tanto poder sobre ele a ponto de se submeter aos fins diabólicos.

Portanto, resta a hipótese de uma origem divina somente.

Curiosidades sobre Padre Pio e seus estigmas

1) Todas as pessoas que conviviam com Padre Pio, afirmaram que quando estavam perto dele, sentiam um cheiro muito forte e agradável que remetia a flores, principalmente a violeta. Quem já estava acostumado com esse aroma floral dizia que, se originava dos estigmas do padree que esse aroma nem mesmo ele sentia. Padre Pio não usava nenhum tipo de produto que tivesse algum cheiro, o único utilizado por ele, para a higienização era um sabonete sem cheiro. Dom Rossi confirma essas afirmações durante a investigação dos supostos acontecimentos sobrenaturais de Padre Pio.

2) Outro acontecimento extraordinário que acontecia com o Estigmatizado, é que quando sentia mal moralmente se remetendo à Deus, se sentia em uma fornalha, ele começava a ter febre que chegava a 48 graus Celsius, temperatura medida com termômetros de cavalo, pois os normais quebravam ao chegarem à temperatura máxima. É uma temperatura que humano nenhum aguentaria, e Padre Pio continuava fazendo seus trabalhos e deveres sem nenhum problema.
3) Padre Pio tinha o costume de receber cartas de Padre Agostinho de San Marco, de in Lamis. Até aqui nenhum problema, mas as cartas eram em francês, e às vezes em grego, ambas as línguas desconhecidas de Padre Pio. Quando interrogado sobre o assunto, atribuiu o conhecimento ao seu anjo da guarda que era seu fiel companheiro, com quem mantinha conversas e visões. 

4) Durante as conversas que o inquisidor teve com o investigado, chegou-se a uma matéria delicada: os acontecimentos de natureza mística. Ele falou que tinha “visões más em figuras externa, ora em figuras humanas, ora de animais”, às vezes acompanhado de ruídos. Outras visões que ele tinha frequentemente, eram as aparições do Senhor, de Nossa Senhora e de São Francisco(o primeiro estigmatizado), declara ainda que essas aparições tinham por objetivo, receber exortações e até mesmo censuras a respeito de si mesmo e também de outros.( interrogatório feito no dia 15 de junho de 1021- um dias depois da chegada do inquisidor Dom Rossi no convento)

5) Alguns fatos extraordinários aconteceram em volta do padre, relatado pelos companheiros do convento e confirmado pelo próprio. Barulhos estranhos eram ouvidos no convento de Foggia, enquanto a comunidade estava no refeitório e o Padre Pio na cela - doente- aconteciam aparições de animais que atacavam o padre fisicamente e amofinações diabólicas. 

Dons sobrenaturais

Padre Pio possuía dons que são realmente difíceis de acreditar:

-os escrutínios do coração;

Durante as confissões, Padre Pio lembrava aos penitentes pecados esquecidos ou deixados de lado intencionalmente. Ele podia ver o coração dos penitentes e os instava a fazer confissões completas. Caso o coração estivesse endurecido, não ministrava o perdão.

-as bilocações.

Padre Pio possuía o dom de estar em dois lugares ao mesmo tempo. Fenômeno que nem mesmo o padre sabe como acontece. Dizia que percebia a presença de esta ou aquela pessoa, este ou aquele lugar. Não sabia explicar se sua mente era transportada ou, tal representação lhe era apresentada, sem saber se seu corpo estava ou não presente.

Em um dos depoimentos feitos para o inquisidor, Padre Pio expõem alguns fatos particulares:

Disse que em uma noite, encontrou-se junto a um leito de hospital, onde se encontrava uma enferma: senhora Maria de San Giovanni Rotondo; enquanto estava no convento fazendo oração. Então dirigiu palavras confortantes para a enferma, e ela lhe pedia que orasse pela sua cura.

Em outro caso, ele afirma que um homem lhe foi apresentado em Torre Maggiore, enquanto estava no convento, e o padre fez censuras aos vícios daquele homem, pedindo para ele se convertesse, e algum tempo depois o homem apareceu no convento pedindo a confissão.

Outro fato extraordinário em relação ás bilocações, contado pelo superior de Padre Pio. Também em Torre Maggiore um forneiro que por não conseguir acender o forno, começou a praguejar contra o suposto “novo santo”- Padre Pio - de repente o padre lhe aparece e o forno se acende.

Padre Pio podia aparecer em sonhos de pessoas desconhecidas, e ás curava.

Santo

Era madrugada do dia 23 de setembro de 1968, enquanto Padre Pio estava com um terço na mão dizendo o nome de Jesus e Maria, foi levado para a casa eterna, depois de tanto sofrer na vida, sua morte foi suave e tranquila. Foi o dia em que ele iria cumprir a seguinte vontade: “Ficarei na porta do Paraíso até o último dos meus filhos entrar”.

O processo de canonização iniciou-se no dia 29 de novembro de 1982. João Paulo II o proclama beato no ano de 1999, e no dia 16 do junho de 2002 Padre Pio é proclamado santo.

E mais um milagre acontece! No dia 20 de abril de 2008, o corpo de Padre Pio foi exumado, e uma surpresa! O corpo está incorrupto, nada mudou, depois de décadas. E esta exposto na igreja Santa Maria das Graças em San Giovanni Rotongo.

Padre Pio mais um personagem que literalmente ofereceu sua vida para fazer parte do sacrifício no Calvário, junto ao Filho do Homem.

Frases de Padre Pio

- “Dirás tu o mais belo dos credos quando houver noite em redor de ti, na hora do sacrifício, na dor, no supremo esforço duma vontade inquebrantável para o bem. Este credo é como um relâmpago que rasga a escuridão de teu espírito e no seu brilho te eleva a Deus”.(Padre Pio)

- “Menosprezai vossas tentações e não vos demoreis nelas. Imaginai estar na presença de Jesus. O crucificado se lança em vossos braços e mora no vosso coração. Beijai-Lhe a chaga do lado, dizendo: ‘Aqui está minha esperança; a fonte viva da minha felicidade. Seguro-vos, ó Jesus, e não me aparto de vós, até que me tenhais posto a salvo’”.(Padre Pio)

- “O amor é a rainha das virtudes. Como as pérolas se ligam por um fio, assim as virtudes, pelo amor. Fogem as pérolas quando se rompe o fio. Assim também as virtudes se desfazem afastando-se o amor”.(Padre Pio)

- “O santo silêncio nos permite ouvir mais claramente a voz de Deus”.(Padre Pio)

- “Quando te encontrares diante de Deus, na oração considera-te banhado na luz da verdade, fala-lhe se puderes, deixa simplesmente que te veja e não tenhas preocupação alguma”.(Padre Pio)

- “Quanto mais te deixares enraizar na santa humildade, tanto mais íntima será a comunicação da tua alma com Deus”.(Padre Pio)

-“As almas não são oferecidas como dom; compram-se. Vós ignorais quanto custaram a Jesus. É sempre com a mesma moeda que é preciso pagá-las”.(Padre Pio)

Nenhum comentário:

Postar um comentário