terça-feira, 15 de outubro de 2013

Somos todos peregrinos.

Por Pedro Brasilino

Na mensagem dirigida aos peregrino em Roma nos dias de sua renúncia, Bento XVI disse que, em poucas horas não seria mais o Papa, "mas um simples peregrino encerrando seu caminho nesta terra". Em outro momento público disse, "não abandono a cruz, sigo de uma nova maneira com o Senhor Crucificado, sigo a seu serviço no recinto de São Pedro". Bento XVI em sua humildade nos ensina que somos peregrinos por vocação Divina e é, precisamente, Deus quem deve nos mostrar o nosso lugar na Igreja e no mundo.

A primeira Jornada Mundial da Juventude, realizada em Roma em 1986, teve como lema "Estejam sempre preparados para responder a qualquer um que lhes pedir a razão da esperança que há em vocês"(1Pd 3, 15). A JMJ surgiu como um vento forte do Espírito Santo de Deus, sob o pontificado de João Paulo II, e agora no ano em que completará 30 anos de existência, em 2016 Cracóvia-Polônia, a festa dos jovens católicos tem viagem marcada para visitar a terra do pontífice precursor da JMJ.

O fato é que somos todos peregrinos, como bem nos ensinou o nosso agora Papa Emérito Bento XVI, e de certo modo a Jornada nunca acaba, apenas muda de sede – e de vez em quando de Papa. Desse modo, em cada edição nos diferentes países, promovem um ambiente precioso para que cada peregrino descubra ou confirme seu lugar a serviço do recinto de São Pedro.

No Rio de Janeiro, na edição desse ano, vimos um Papa recém conhecido e oriundo de um lugar muito próximo – a Argentina – e que teve a imagem na mídia rapidamente estabelecida com grande aprovação. A JMJ em sua vigésima oitava edição tomou corpo dentro da realidade da Igreja de Cristo e tornando-se mais do que a forma da Igreja falar com o jovem, mas, sobretudo, tornou-se uma forma alegre e eficiente do jovem falar e dar testemunho de sua vivência e amor pela Igreja.

De forma inequívoca o Papa Francisco destinou buscar doar-se aos outros e evangelizar sem medo, foi a missão dada a todos os jovens durante a homilia da Missa de Envio da Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro. "Não tenham medo de ser generosos com Cristo, de testemunhar o seu Evangelho, a sua fé", disse.

De acordo com o Santo Padre, O Senhor convida os jovens a serem discípulos em missão! “Ide, sem medo, para servir”, ensinou. "Sabem qual é o melhor instrumento para evangelizar os jovens? Outro jovem! Este é o caminho a ser percorrido por vocês!", completou. O Papa Francisco disse ainda que o Senhor envia os jovens às outras pessoas para que possam levar o Cristo a todos, inclusive aos que parecem mais distantes e mais indiferentes. "O Senhor procura a todos, quer que todos sintam o calor da sua misericórdia e do seu amor", explicou.


A Jornada Mundial da Juventude é fruto da tradição inserida na história e da Divina Providência do Senhor, é uma realidade tangível da ação do Espírito Santo na Igreja de Cristo. O exemplo do nosso Papa Emérito nos ajuda a entender que devemos escutar o chamado do Senhor, a fim de realiza-la. Qualquer um que se sinta chamado a estar na Polônia, em 2016, deve começar sua preparação o quanto antes. Contudo, o mais importante é percebermo-nos todos peregrinos caminhando corajosamente sem jamais abandonar a cruz e seguindo sempre com o Senhor Crucificado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário