Por Ivanildo Oliveira.
Revisão: Igson Mendes da Silva
Estarei
repassando de forma dinâmica (Perguntas e Respostas) uma síntese a respeito da
obra de Santiago Judermans que nos mostra a respeito do tema proposto de modo
simples e objetivo, contribuindo em alguns momentos oportunos para o melhor
entendimento do leitor de maneira que, cada um possa tomar tais conhecimentos
para si e posteriormente ao seu exercícios também multiplica-los.
O que é
Ascética?
É a ciência da vida espiritual que
ensina a chegar ao pleno desenvolvimento da vida espiritual, é a ciência que
trata da vida cristã. É eminentemente a prática que ensina o exercício e a
prática das virtudes.
O que é Vida
Espiritual?
Significa
vida sobrenatural, distinta da vida natural e superior a ela. É infundida na
alma pelo Batismo.
Desta forma o batismo também ganha o
âmbito de renascimento, ou seja, infundi no ser humano uma participação na vida
divina da Trindade.
Não basta a
vida natural?
Para
santifica-se e, consequentemente, salvar-se não basta a vida natural, porque a
salvação e santificação são obras superiores às forças naturais dos homens. A
vida sobrenatural é chamada de vida da graça, alcança o completo e o definitivo
desenvolvimento na glória do céu.
Fazendo uma
analogia podemos dizer que a vida da graça tem para salvação eterna a mesma
função das sementes para as plantas.
Que é Graça
Santificante?
É um dom
sobrenatural e gratuito que o Espírito Santo Infunde nas Almas, para fazer-nos
justos e santos, filhos de Deus e herdeiros da glória celeste. É um dom divino
que compenetra e santifica a alma, apagando a mancha do pecado e comunicando
uma dignidade sobre-humana.
Como se
reconhece a vida da Graça na Alma?
Por meio
das virtudes infusas, especialmente a fé, a esperança e a caridade. A graça
santificante eleva as virtudes naturais, fazendo que se tornem sobrenaturais e
meritórias para vida eterna.
Em que consiste
a Perfeição Cristã?
Consiste no
pleno desenvolvimento da vida espiritual, isto é no desenvolvimento das
virtudes infusas, e em sua prática constante e fervorosa.
Por que devemos
buscar a Perfeição?
Pela
grandeza e beleza desta missão, que é a maior e mais excelsa de todas que o
homem pode realizar; Também por causa da consoladora segurança da salvação; E
principalmente por causa do amor a Deus.
Quais os
principais meios de Perfeição?
Segundo os
grandes mestres espirituais: vontade e decisão, direção espiritual, oração,
meditação, leitura espiritual, exercício da presença de Deus, exame de
consciência, frequência dos sacramentos.
Quais são os
graus de Perfeição?
Santo Tomás
de Aquino compara a vida espiritual com na vida natural, como na vida natural
há três idades: infância juventude e maturidade, assim também há três idades na
vida espiritual: via purgativa, via iluminativa e via unitiva.
No primeiro Grau, via Purgativa, a alma
ainda se encontra dividida entre Deus e os falsos atrativos; as paixões são
vivas e impetuosas; a prática da virtude é penosa. A principal tarefa neste
estágio é remover os obstáculos da caridade, que são as paixões desordenadas.
Mortificando as paixões, se purifica o coração.
No segundo grau, via iluminativa, as
paixões já estão mais acalmadas e submetidas ao império da razão, as virtudes
são praticadas com mais facilidade, o perigo de cair em pecado mortal é menor e
mesmo o pecado venial é evitado com mais frequência. A alma se encontra mais
iluminada a respeito de Deus e dos deveres cristãos.
No terceiro graus, via unitiva, é o
estágio dos perfeitos, as paixões estão dominadas deixando de ser obstáculo
para prática da caridade. Praticam-se as virtudes todas com facilidade notável.
Os pecados são evitados e busca-se eliminar-se as menores imperfeições. A união
com Deus se torna cada vez mais intensa e contínua.
Estaremos trabalhando para lançar o
próximo volume o mais breve possível, dando continuidade a esta obra magnífica
que contrasta com nossas necessidades espirituais de forma tão simples e
objetiva.
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