terça-feira, 7 de abril de 2015

Top 10 Ecclesiae


Período: 1 a 31 de Março/2015

Obs: a metodologia para determinar os 10 mais vendidos foi a observação das vendas no período indicado nos seguintes sites:
Nós computamos também as vendas feitas para distribuidoras e livrarias católicas que totalizam cerca de 120 pontos de venda.


1) A Arte de Escrever em 20 lições
Autor: Antoine Albalat
VIDE Editorial
Uma pergunta nos ocorre desde já: devemos escrever? Não será mau serviço favorecer as tendências para se cobrir de letras o papel? Não haverá bastantes escritores? Será preciso avisarmos os que escrevem mal? Estamos inundados de livros. Que será a literatura, quando toda a gente a praticar? Ensinar a escrever não será impelir o próximo a publicar tolices? Não será rebaixar a arte o pô-la ao alcance de todos e não a amesquinharemos, tornando-a mais acessível?
[...]
Quase todas as pessoas escrevem mal porque não se lhes demonstrou o mecanismo do estilo, a anatomia da escrita, nem como se encontra uma imagem e se constrói uma frase. Impressionei-me sempre com a quantidade de pessoas que poderiam escrever e que não escrevem, ou escrevem mal, por não terem alguém que as desimpedisse das ligaduras em que estão comprimidas.
[...]
O meu alvo é mostrar no que consiste a arte de escrever; decompor os processos de estilo; expor tecnicamente a arte da composição; ministrar os meios de aumentar e ampliar as aptidões do estudioso, isto é, duplicar-lhe e triplicar-lhe o talento; em poucas palavras: ensinar a escrever quem quer que não o saiba, mas que tenha o que é preciso para o saber.

2) Ser Cristão na Era Neopagã (Vol 2)
Autor: Bento XVI
Ecclesiae

A revista 30 giorni nella Chiesa e nel mondo (30 dias na Igreja e no mundo) foi criada na Itália, em 1983, começou a ser publicada no Brasil em 1986 e chegou ao seu último volume em maio de 2012. Voltada prioritariamente a acompanhar a Igreja de perto, a começar pela observância atenta à vida da Santa Sé, muito espaço e escuta foram dedicados nela ao Cardeal Ratzinger, na intenção de que seus ensinamentos, sempre profundos, fossem ouvidos e compreendidos.

Esta série de três volumes reúne e apresenta grande parte dos discursos, homilias, debates e entrevistas concedidas à revista pelo cardeal, no período de 1986 a 2004.

Neste segundo volume, além dos discursos e homilias, também constam extratos de livros, publicados entre os anos 2000 e 2003, que tratam de temas diversos, dentre os quais o status do cristianismo frente às outras religiões, a liturgia (especialmente a orientação da oração litúrgica),a beleza, a relação entre teologia e política, o dia de oração pela paz em Assis

3) Didascálicon
Autor: Hugo de São Vítor
Ecclesiae
“É principalmente por dois instrumentos que alguém adquire o conhecimento: a leitura e a meditação. Observando ambos, notamos que é a leitura que vem em primeiro lugar na instrução, e justamente por isto este livro que segue trata dos preceitos e regras para a boa leitura.

De pronto, a­firmo o seguinte: são três, os preceitos mais necessários para a arte de ler: o primeiro preceito, ‘que saibamos previamente o que devemos ler’. O segundo: ‘a

ordem a seguir durante a leitura, isto é, qual o primeiro texto a ser destrinchado, qual o segundo e assim por diante’. E o terceiro preceito: ‘como devemos ler’.

[...]

Mas, para que possamos saber o que devemos ler, e, pelo menos, o que principalmente devemos ler, na primeira parte deste texto há a enumeração da origem de todas as artes. Em seguida, expomos a descrição e a distribuição delas, isto é, de que modo uma arte contém a outra, ou como uma está contida em outra e assim por diante [...]”.

4) Ordo Missae
Ecclesiae

5) Teologia do Corpo
Autor: São João Paulo II
Ecclesiae

6) O Jardim das Aflições
Autor: Olavo de Carvalho
VIDE Editorial
7) Mentiram (e muito) para mim
Autor: Flavio Quintela
VIDE Editorial

8) Pai, Pequei
Autor: Pe. Ricardo Leão
Ecclesiae

9) A Nova Era e a Revolução Cultural
Autor: Olavo de Carvalho
VIDE Editorial

10) Ser Cristão na Era Neopagã
Autor: Bento XVI
Ecclesiae

Nenhum comentário:

Postar um comentário