quarta-feira, 8 de abril de 2015

Belíssimas palavras de São Gregório Nazianzeno (séc. IV)


Por Dom Henrique Soares

"Dia da Ressurreição: um solene princípio!
Acendamos a nossa luz neste dia de festa!
Abracemo-nos uns aos outros!
Voltemo-nos, ó irmãos, mesmo para aqueles que nos odeiam, não somente a quem, por amor, tenha feito ou sofrido alguma coisa por nós!
Relevemos tudo, por causa da Ressurreição E perdoemo-nos uns aos outros!
Ontem, eu fui crucificado com Cristo,
Hoje, sou glorificado juntamente com Ele!
Ontem, eu morri com Ele; hoje fomos nós dois vivificados!
Ontem eu fui sepultado juntamente com Cristo; hoje, eu e Ele ressurgimos!
Tragamos, portanto, ofertas Àquele que padeceu e ressuscitou por nós!
Pensais vós, talvez, que eu esteja me referindo a ouro ou prata ou tecidos e pedras reluzentes e preciosas... Matéria corruptível que provém da terra e sobre a terra é destinada a permanecer, além do mais em propriedade de gente malvada e escrava do mundo e do seu príncipe...
Eu digo, ao invés, que devemos oferecer a Deus totalmente a nós mesmos:
Esta é a oferta que Lhe agrada e que convém!
Procuremos ser como Cristo, já que também Cristo tornou-Se um de nós;
Procuremos nos tornar divinos por meio Dele, já que Ele mesmo, por nós, tornou-Se homem!
Ele tomou o pior sobre Si para nos conceder o melhor:
Fez-Se pobre para que nós, graças à Sua pobreza, nos tornássemos ricos;
Assumiu o aspecto de servo, para que obtivéssemos a liberdade;
Desceu ao mais baixo, para que nós fôssemos elevados ao mais alto;
Sofreu a tentação, para que nós conseguíssemos vencê-la!
Deixou-Se desprezar, para nos dar a glória;
Morreu, para trazer-nos a salvação;
Subiu ao Céu, para atrair a si aqueles que jazem na terra, depois de terem caído por causa do pecado.
Cada um, portanto, doe tudo, ofereça tudo em sacrifício Àquele que nos deu a Si mesmo para a nossa redenção!

O maior dom que podemos oferecer-Lhe será exatamente aquele de nos doar-Lhe totalmente a nós mesmos, depois de termos compreendido o significado de tal Mistério e de nos ter dado conta que tudo Ele realizou por nós!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário