quarta-feira, 8 de julho de 2015

Sem hipocrisia: procurando a Verdade!


Por Dom Henrique Soares.

Existe hoje, por parte de muitos, uma percepção errada da vida cristã. São ignorantes do que seja a dinâmica do cristianismo ou, então, são mal-intencionados.

Por exemplo: Quando um cristão fala da virtude da castidade, aí vêm logo dizendo: Ah, mas os cristãos não são castos; parte do clero não é casta... Se falamos da honestidade, dizem logo uns: Ah, mas há também corrupção na Igreja...

Estes tipos de raciocínio são totalmente falaciosos!

É verdade que os cristãos devem procurar dar o exemplo e devem viver o que proclamam, mesmo porque os exemplos falam mais forte que as palavras. Mas, por outro lado, o cristão deve sempre proclamar a verdade do Evangelho não porque ele a vive sem deficiência, mas porque a Palavra do Senhor é a verdade!

Diante do Senhor, somos todos devedores, todos somos deficitários! A Palavra que proclamamos serve primeiro para nós mesmos e julgará primeiro a nós mesmos! A mensagem anunciada é verdadeira não porque somos bonzinhos e sem defeitos, mas porque é Palavra do Senhor, verdade que ilumina e salva!

Vale para todos: se procurarmos de verdade a santa vontade de Deus, se verdadeiramente nos esforçarmos para pôr em prática os Seus preceitos, apesar de nossas fraquezas, sobretudo amando e servindo os irmãos por amor a Ele, se não nos considerarmos senhores do bem e do mal, chamando bem ao que o Senhor chama mal, mas de verdade nos submetermos ao santo juízo de Deus, manifestado nos Seus preceitos e nos ensinamentos de Sua Igreja inspirada pelo Seu Espírito, então sim, Sua divina luz brilhará na nossa vida; viveremos na luz e não nas trevas, nossa vida será sólida como cidade bem construída, nossos dias serão vivos, como um jardim regado e experimentaremos no coração a presença, a doçura e a consolação do nosso Deus.

Nossas noites – quem não as tem? – haverão de ser claras como o meio-dia, pois a luz da vontade de Deus as iluminará e nosso coração, irrigado pelas fontes da graça do Santo Espírito, qual jardim bem regado, jamais ficará seco.

Se nos lançarmos de verdade em busca do nosso Deus, experimentaremos a verdade do Senhor na nossa existência, com Sua consolação, Sua graça, Sua doçura e Sua paz...

Vivamos na Verdade do Senhor, vivamos o que ensina a Igreja.

E se os pregadores não viverem o que pregam? Viva você! Você se salvará e pregador será reprovado: "Fazei o que dizem - pois vem do Senhor - e não o que fazem - pois é fruto da fraqueza, da incoerência e, por vezes, até da hipocrisia humana!”


A todos nós, ajude o Senhor com Sua graça e Sua compaixão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário